ARTIGOS PUBLICADOS

A maior mentira que te contaram: começar é difícil.

15 de Outubro

São várias as mentiras que te contam, ou pior, não te contam, mas você acha que as coisas são assim.

Por exemplo, te falam que começar é difícil. Mas, o difícil não é começar, mas decidir dar o primeiro passo. Ou seja, a dificuldade está em você mesmo. Dentro de nós é que mora a dificuldade. Porque começar é mais fácil do que recomeçar.

E explico isso de uma forma simples. Eu sou paraquedista. Dar o primeiro salto é difícil? Não quando você está decidido a fazer aquilo. O problema é dar o seu segundo salto. Porque você agora passou por uma série de emoções no primeiro salto. Essas emoções ficarão marcadas. E podem dificultar o seu segundo salto. E a cada novo salto você pode ter experiências boas e ruins e a cada novo salto terá que superar essas emoções para progredir no curso até poder saltar de um avião em voo sem a necessidade de um instrutor.

O mesmo acontece na contabilidade. E dou a contabilidade como exemplo porque é a minha área.

Você pode começar o seu próprio escritório quando quiser. Não é difícil, é trabalhoso. Começar requer força de vontade, requer empenho, raça, decisão. E é aí que está a dificuldade. A maioria das pessoas quer tudo fácil, na mão. E não vai encontrar isso na hora de empreender, de começar a sua carreira.

Mas esse não é o único problema. Há outras coisas que mentem para você.

Uma das crenças mais comentadas em grupos de Facebook é que você precisa mostrar tudo o que você sabe. Pois então, não precisa. O que você precisa é ajudar as pessoas. Você precisa participar. Você precisa, obviamente, conhecer o assunto do que está falando, mas não tem que entregar tudo o que você sabe. Basta genuinamente ajudar as pessoas. Faça isso e verá a mágica acontecer.

Outro ponto que as pessoas acham que é determinante é preço. E não é. Preço é percepção. Preço é um valor que se dá ao seu trabalho. E para que o pagador não ache que está caro ele precisa estar genuinamente satisfeito com o seu atendimento. Veja que eu não disse com o seu trabalho. Porque a percepção dele não é gerada pelo trabalho em si. Fazer um balancete lindo, perfeito, sem erros, o melhor balancete do mundo para o seu cliente que não entende nada de contabilidade não irá surtir esse efeito. Ele não irá entender a qualidade do trabalho executado. O que irá deixá-lo satisfeito, feliz, atendido na demanda é que o balancete que ele precisa para o banco liberar o financiamento esteja no banco a tempo e que ele consiga o financiamento. Então, participe desse processo. Ajude o cliente. Ele ficará grato e você verá a mágica acontecer.

E há, também, as mentiras que nós contamos a nós mesmos. Como, por exemplo, mesa cheia de papeis, demorar para responder e-mails e telefonemas, deixar as pessoas esperando, não é uma estratégia inteligente. Pode parecer, a princípio. Mas não é. E tem muita gente que acha que isso é importante, mostrar-se ocupado. Cuidado com essa estratégia, pois o cliente pode achar que você está ocupado demais para atender a ele com a qualidade que ele espera.

O que realmente importa é que o cliente precisa entender a jornada. O cliente precisa estar o tempo todo no seu radar. Você tem que dar atenção. Você tem que participar da vida dele. O cliente precisa ver que você trabalha, que você entrega valor, que tudo o que ele precisa você entrega.

Somente assim você deixará de competir por preço.

Então, comece. Já. Dê o primeiro passo. Atenda com amor. Crie as conexões com os clientes. Esteja presente. Eu garanto que isso funciona.

Meus 40 anos de trabalho dentro de um escritório de contabilidade já me provaram isso.

E se você quer começar e não sabe por onde, eu te dou uma dica: no meu canal do YouTube tenho diversos vídeos sobre isso. Uma playlist só para Contadores Iniciantes. Vai lá e maratona. Na descrição de todos os meus vídeos tem os meus contatos. Pode me procurar que te ajudo. Tem também na descrição o link para a minha plataforma, nela você vai encontrar diversos cursos para te ajudar a se tornar um expert em tudo o que você precisa para ligar a faculdade ao mercado real.

Então, só comece. Ande. Dê o primeiro passo.

Seu eu do futuro agradecerá.

Roberto Campos Serviços de Apoio ao Empresário Ltda

Rua Camerino, 128 Gr 302 - Centro - Rio de Janeiro/RJ

©2024 - Todos os direitos reservados