ARTIGOS PUBLICADOS

Pare de tomar decisões estúpidas.

17 de Janeiro

Sim, esse percentual não é o único determinante do retorno real do seu investimento. E na maioria das vezes ele é apenas um chamariz para a armadilha desse jogo. Você precisa aprender a jogar esse jogo.

E que jogo é esse?

Esse é um jogo que te colocaram quando você nasceu. Te deram uma pedra no tabuleiro da vida e falaram para você que é bem simples, basta estudar bastante e trabalhar muito que um dia você será rica. Mentira. Não será. Não sem aprender a jogar.

O fato é que a nossa vida financeira é um jogo bastante complexo, mas se você aprender a jogar pode simplificar muito a sua compreensão do mundo a sua volta.

Agora você está pensando: não quero aprender nada complexo, já tenho coisa de mais na cabeça.

Pois é, sem aprender as regras desse jogo você vai acabar preso na roda dos ratos. No ciclo sem fim do trabalha, paga contas, deve ao banco, trabalha, paga contas, deve ao banco. Desse jeito você não vai ser atingir a prosperidade nunca.

Você precisa sair dessa dinâmica e a única forma é entender as regras desse jogo.

Então, como fazer isso. Simples. O jogo é complexo, mas aprender a jogar é bem simples. Basta você entender que você está inserido em um jogo cujas regras vem da própria natureza e que burlar essas regras, esses princípios, te fará andar algumas casas para trás.

Algumas vezes vemos alguns jogadores que conseguem dar saltos de muitas casas, que pulam etapas e partem para a liderança do jogo, sim, existem formas de se fazer isso, vou falar delas também.

O jogo da vida em sociedade, da vida financeira, é um jogo muito antigo e as regras não são claras para quem entra nele sem treinamento. Por isso que os filhos de pessoas prósperas se dão melhor nesse jogo, muitas vezes eles já começam lá pelo meio do tabuleiro, mas quase sempre eles são treinados nas regras do jogo desde pequenos e aprendem a reagir instintivamente para ganhar.

Também temos grupos de jogadores que se unem para montar clãs, dominar áreas do tabuleiro, controlar quem passa e quem não passa de certas fases.

Tudo isso só dificulta a vida de quem não aprende as regras logo cedo, de quem não consegue participar desses clãs.

Mas o método desse jogo é simples. Siga as regras e você irá aprender que basta ter disciplina, estudar as regras, estudar o comportamento dos outros jogadores e tudo irá clarear na sua mente.

Vamos às regras:

  1. Leia. Seja curioso. Quando algo aparecer que você não entende, estude até entender. Vá atrás da informação. Não pare até entender.
  2. Prepare-se. Sempre esteja preparado para o que irá fazer a cada dia. Eu uso os termos que aprendi no paraquedismo: briefing e debriefing. Significam algo como: antes de toda ação que for tomar estude o campo de batalha, estude o inimigo, prepare-se para entrar em campo e após a batalha revise tudo, veja se agiu conforme planejado, o que não deu certo, o que te pegou desprevenido? Estude seus erros, aprenda com eles.
  3. Tenha disciplina. Comece o dia com um bom café da manhã, acorde cedo para ter esse tempo com tranquilidade. Prepare seu corpo para essa batalha diária.
  4. Seja agora o que você sonha em ser. Você tem um ídolo? Uma pessoa que você considera um exemplo? Comece a se comportar como ele. Estude ele. Aprenda com ele. Seja ele.
  5. Família, amigos, colegas, pessoas, são seus bens mais valiosos. Pare de dar valor a coisas e comece a valorizar pessoas.
  6. Acredite em você. Se você não acreditar em você ninguém irá.

Essas seis regrinhas são fundamentais para você vencer nesse jogo da vida. Pare de reclamar e comece a trabalhar na sua vida, no seu futuro.

Só depende de você. Acredite em você. Funciona, pode ter certeza.

Roberto Campos – Contado

Roberto Campos Serviços de Apoio ao Empresário Ltda

Rua Camerino, 128 Gr 302 - Centro - Rio de Janeiro/RJ

©2024 - Todos os direitos reservados