ARTIGOS PUBLICADOS

Conversando com uma inteligência artificial sobre Holdings Patrimoniais

18 de Dezembro

Hoje eu conectei no Chat GTP e conversei com o OpenAI por uns 30 minutos. Sim, conversei via chat com uma inteligência artificial. E estou realmente impressionado.

É obvio que estamos falando com uma AI (Artificial Intelligence) e isso deve ser proposital, o sistema sempre nos lembra disso, mas ao mesmo tempo parece que estamos falando com uma pessoa, na verdade múltiplas pessoas, porque essa AI sabe tudo sobre tudo. Ou seja, toda e qualquer pergunta é respondida, obviamente, dentro dos parâmetros normais, não tentei perguntas absurdas, mas até piada ela conta!

Fiz diversos pedidos complexos, como por exemplo, que ela criasse um texto para me dar ideias para um possível artigo sobre Holdings Patrimoniais Familiares. Veja a resposta dela:

“As holdings patrimoniais familiares são empresas criadas com o objetivo de proteger o patrimônio da família e garantir a continuidade dos negócios. Elas são muito comuns em empresas familiares, onde os negócios são passados de geração em geração e podem enfrentar desafios como a sucessão, a divisão do patrimônio e a governança.

Uma holding patrimonial familiar é uma estrutura jurídica que pode ser utilizada para agrupar os ativos da família, como empresas, imóveis e investimentos. Ela pode ser criada como uma sociedade anônima (S.A.), uma sociedade limitada (Ltda.) ou outra forma de empresa. A holding patrimonial familiar é responsável por gerenciar e administrar os ativos da família, mas não tem atividade própria de produção ou comercialização de bens ou serviços.

Alguns benefícios das holdings patrimoniais familiares incluem:

Proteção do patrimônio: a holding patrimonial familiar permite que o patrimônio da família seja agrupado e protegido de possíveis riscos, como processos judiciais ou problemas financeiros de uma empresa.

Gestão profissional: a holding patrimonial familiar pode contar com uma equipe de profissionais experientes para gerenciar e administrar os ativos da família, garantindo uma gestão mais eficiente.
Continuidade dos negócios: a holding patrimonial familiar permite a continuidade dos negócios da família, mesmo após a morte ou a saída de algum membro da família. Isso garante estabilidade e segurança para a empresa e para a família.

A criação de uma holding patrimonial familiar pode ser uma excelente opção para famílias que possuem negócios e desejam proteger o seu patrimônio e garantir a continuidade dos negócios. No entanto, é importante lembrar que cada caso é único e é fundamental contar com o auxílio de um advogado ou contador para avaliar a viabilidade da criação de uma holding patrimonial familiar e para orientar o processo de criação.”

Esse texto eu copei da tela, quero dizer, é exatamente a reposta que me foi dada.

Vejam que o texto está em português, aliás, essa foi a minha primeira pergunta: você fala português? E a partir daquele momento toda a nossa conversa foi em português perfeito.

Além desse pedido fiz diversas perguntas, sobre diversos assuntos. Sempre com respostas rápidas e precisas. Fiquei realmente impressionado.

Nós estamos engatinhando nessa tecnologia, ainda em fase de testes, mas já é esse monstro. Imagino quando isso estiver 100% funcional, com toda a capacidade possível. Vamos estar diante de um HAL como em “2001 uma odisseia no espaço”? Um filme que completou 54 anos e foi tão avançado nas suas visões que somente agora, mais de 50 anos depois, é que estamos vendo a operação de ideias e possibilidades criadas por eles.

Será que a nossa capacidade de criação como seres humanos está ameaçada por Ais?

Será que o futuro das profissões liberais, advogados, médicos, contadores, está com os dias contados?

Como competir com um computador que pode buscar todas as decisões jurisprudenciais existentes e montar uma peça processual impecável do ponto de vista técnico?

Uma coisa é certa: o futuro já chegou. E as AIs estão aqui para ficar. E se você não aprender a usar elas como uma ferramenta você também irá perder seu emprego para uma máquina. Ou não?
Veremos metade da população desempregada por conta de inteligências artificiais? Teremos o nosso trabalho diminuído em importância por um sistema que pensa melhor e mais rápido do que nós, seres humanos?

Qual é a sua opinião? Comente, quero entender o que você pensa sobre o assunto.

Quem sabe nós, juntos, podemos salvar a nossa profissão.

Roberto Campos
Contador

Roberto Campos Serviços de Apoio ao Empresário Ltda

Rua Camerino, 128 Gr 302 - Centro - Rio de Janeiro/RJ

©2024 - Todos os direitos reservados