ARTIGOS PUBLICADOS

PLANEJANDO AS PROMESSAS DE ANO NOVO

22 de Dezembro de 2024

Todos os anos nós fazemos promessas de mudanças na virada do ano. Parece que o ano novo realmente inicia um novo ciclo e nós caímos nessa esparrela de fazer promessas sem sentido, que parecem perfeitamente lógicas, tipo: este ano vou emagrecer ou este ano vou parar de fumar, coisas assim.

Não há nada de errado em querer emagrecer ou parar de fumar, mas a forma de se atingir esses objetivos não é fazendo promessas avulsas, sem foco, sem um objetivo claro.

Este ano faça diferente, planeje suas promessas de ano novo!

Vou explicar. Veja que prometer emagrecer não define um objetivo. Prometer parar de fumar não define um objetivo. Você precisa de metas claras na sua promessa. Prometa que irá perder x kilos até tal data. Isso é um objetivo. Defina “check points”, por exemplo: vou perder 1k por mês nos próximos 12 meses. Isso é um objetivo. Vou fumar 1 cigarro por dia a menos por semana.

Com objetivos claros e sem cortes abruptos fica muito mais fácil atingir os seus objetivos ou não é? Basta pensar, será que é tão difícil diminuir um cigarro por dia a cada semana? Talvez não seja tão difícil, mas se pensar que ao final de um ano (52 semanas) você terá parado completamente de fumar isso pode se tornar um marco na sua vida. É inclusive mais provável que quando você atinja uma quantidade muito baixa de cigarros diária você, aí sim, consiga cortar completamente o cigarro da sua vida.

O mesmo com emagrecer. Se você promete emagrecer sem um objetivo claro as chances são enormes de que você não faça nada. Ainda pior é a frase de sempre: eu começo na segunda-feira. Não vai a lugar algum com essa promessa.

Porém, se você começa agora a pensar em como mudar seus hábitos alimentares, com foco em perder 1 kilo por mês você já está em um caminho muito melhor. Ao se alimentar melhor você começa uma mudança de vida, não apenas na alimentação, mas em tudo. Veja que ao mudar a alimentação mudam outros hábitos. Provavelmente irá mudar o restaurante onde você almoça todos os dias no trabalho, ou a marmita que leva para trabalhar e isso irá mudar os hábitos de compra de alimentos (e de compra de guloseimas para ter de reserva na dispensa), o que irá mudar os gastos com compras no mercado.

Para te ajudar a planejar as suas metas de ano novo eu vou combinar com você uma coisa: eu vou fazer as minhas e vou tornar elas públicas aqui, no newsletter, mas só para meus seguidores, porque eu mereço um certo grau de privacidade nas minhas metas também, né? Mas, ao mesmo tempo eu acredito que dar publicidade às promessas cria um compromisso meu com você. E isso me ajuda a ter forças para cumprir as minhas promessas.

Vamos começar listando 10 passos para nós montarmos o plano de promessas para 2025. Com esse roteiro nós vamos escrever as nossas promessas, eu vou escrever as minhas e você faça as suas. Semana que vem você poderá ver as minhas e você pode compartilhar comigo as suas pelas minhas redes sociais, pelo meu e-mail, pelo meu direct, como você preferir, todos os meus contados são públicos. Mande pra mim e vamos criar esse vínculo: metas para 2025 compartilhadas, anotadas e em ação. Vamos começar?

Bora lá! Segue o roteiro.

1. Definição de Metas (método SMART)

SMART significa que sua meta tem que ser Específicas (Specific), Mensuráveis (Measurable), Atingíveis (Achievable), Relevantes (Relevant) e com Prazo definido (Time-based).

Exemplos práticos: Mostre como transformar uma promessa vaga (“vou emagrecer”) em uma meta detalhada (“vou perder 1 quilo por mês, durante 6 meses, acompanhando meu progresso na balança toda semana”).

Por que é importante?

Metas claras servem de norte e facilitam o acompanhamento do progresso.

2. Transformando Hábitos, Não Apenas Promessas

Foco em pequenas vitórias: Em vez de colocar um objetivo ambicioso sem rumo (parar de fumar de um dia para o outro), planeje reduzir gradualmente.

Construção de rotinas: Mostre a importância de rotinas diárias ou semanais (ex.: agendar duas caminhadas de 30 minutos durante a semana).

Efeito Dominó: Explique como a mudança de um hábito acaba puxando outras mudanças positivas (ex.: ao se alimentar melhor, você acaba influenciando o seu círculo de convivência e até suas compras no mercado).

3. Planejamento e Organização

Criação de um cronograma: Liste etapas semanais ou mensais para cada meta, definindo ações específicas (ex.: reduzir 1 cigarro a cada semana).

Checklists e planilhas: Sugira ferramentas simples, como um planner ou uma planilha no computador, para acompanhar o progresso e identificar dificuldades.

Adequação de recursos: Se a meta for financeira (ex.: economizar dinheiro), inclua a necessidade de planilhas de orçamento e cortes de gastos supérfluos.

4. Motivação e Autoconhecimento

Identificar o verdadeiro “por quê”: Por que emagrecer? Por que parar de fumar? Entender o que está por trás da vontade (saúde, bem-estar, estética, etc.) ajuda a manter o foco.

Fontes de motivação: Recomende buscar inspiração em depoimentos de pessoas que atingiram objetivos semelhantes, leituras e vídeos motivacionais. Você precisa se cercar de pessoas que tenham o mesmo objetivo que você.

5. O Papel do Ambiente e das Pessoas Próximas

Suporte social: Mostre como contar com amigos, familiares ou até grupos online pode ajudar na consistência das metas.

Mudando o ambiente: Dê exemplos de como reorganizar a despensa com alimentos mais saudáveis ou manter em casa menos itens que instigam hábitos ruins (doces, cigarros, bebidas).

Compartilhamento de metas: Ao dividir sua meta com alguém de confiança, você se sente mais comprometido, pois há certa “responsabilidade” de prestar contas. Conte comigo para isso!

6. Estratégias de Superação de Obstáculos

Identificando obstáculos: Liste os principais desafios comuns (falta de tempo, excesso de trabalho, falta de motivação) e como contorná-los.

Plano B: Sempre tenha alternativas. Se o plano de exercício era caminhar no parque, mas está chovendo, tenha um exercício indoor planejado para não interromper a rotina.

Lidando com estresse: Use técnicas de respiração, meditação ou qualquer prática rápida que ajude a aliviar a tensão do dia a dia.

7. Acompanhamento e Análise de Resultados

Periodicamente, faça uma revisão: Reserve um dia no mês ou na semana para avaliar se as metas estão sendo cumpridas e o que precisa ser ajustado. Eu gosto de fazer um check point semanal, todo domingo a noite ou segunda pela manhã, para organizar a semana e bater os pontos.

Métricas visuais: Gráficos de evolução, diários de alimentação ou de exercícios ajudam a enxergar o progresso. Um controle numa folha de papel é suficiente. O importante é você ver a evolução.

Flexibilidade para reajustar: Se a meta estava muito alta ou muito baixa, ajuste para algo mais realista, evitando frustrações. Não se preocupe se não está conseguindo manter o objetivo traçado, às vezes somos otimistas demais e colocamos metas muito ambiciosas. Isso é bom, pois nos faz correr mais pelo objetivo, mas às vezes é demais mesmo e temos que ajustar. Não se entregue, faça os ajustes e mantenha o foco.

8. Celebração e Recompensas

Reconhecendo o progresso: Sempre que atingir um marco, comemore de alguma forma (sem sabotar seus objetivos). Comemorar é com algo que não seja “meter o pé na jaca”!

Reforço positivo: Pequenas recompensas no fim de cada fase alcançada (ex.: comprar um livro, ir ao cinema) ajudam a manter a motivação. Se dê presentes, mas não quebre a sequência de vitórias!

Valor da autoconfiança: Explicar como cada conquista reforça a crença pessoal de que é possível realizar metas ainda maiores.

9. Ampliação das Metas para Outras Áreas da Vida

  • Metas profissionais: Pode ser aprender uma nova habilidade ou concluir um curso que estava pendente.
  • Metas financeiras: Economizar um valor específico por mês, quitar dívidas ou planejar um investimento.
  • Metas de relacionamentos: Dedicar mais tempo à família, marcar reuniões frequentes com amigos, etc.

Por que relacionar tudo?

Ao criar essa cultura de planejamento, você passa a se organizar de forma mais ampla, obtendo resultados em vários campos. Use isso para melhorar de vida como um todo!

10. Construindo uma Atitude de Planejamento Contínuo

Mantenha o ciclo de reflexão e ação: Ao final de cada mês revise o que foi alcançado e planeje os próximos passos.

Vamos fazer tudo isso juntos, eu vou estar ao seu lado e você irá saber quais serão os meus objetivos na semana que vem. Vou trabalhar nesses durante essa semana do Natal e vou compartilhar com você.

Estabelecer metas planejadas e claras é um hábito que, uma vez incorporado, traz benefícios permanentes. Eu quero isso para mim. Quero compartilhar com você. Quero me comprometer com você. Vamos fazer isso juntos.

Não se esqueça de me enviar seu plano de metas para 2025 e não se preocupe: eu não vou divulgar nomes nem te expor. Se algum dia você quiser me dar a honra de te entrevistar no meu canal do YouTube para mostrar a sua evolução eu irei amar, mas o seu planejamento e o nosso acompanhamento será 100% anônimo, ok?

Use meus contatos (devem estar por aqui em algum lugar, no newsletter segue no fim do email, no YouTube está em todos os meus vídeos, no Instagram está na minha Bio) e me envie o seu planejamento. Quero vincular o meu compromisso com o seu compromisso. Vamos fazer isso juntos! Você vai me dar forças. Eu vou te dar forças. Ora começar 2025 com o pé direito.

Estamos juntos nessas promessas.

Abraços,

Roberto Campos – Contador  

Roberto Campos Serviços de Apoio ao Empresário Ltda

Rua Camerino, 128 Gr 302 - Centro - Rio de Janeiro/RJ

©2024 - Todos os direitos reservados